Marketing nas Bibliotecas Escolares, para quê?

Os conceitos de Marketing estiveram no passado associados, quase em regime de exclusividade, às organizações com fins lucrativos, hoje tal não se verifica e a aplicabilidade do marketing saltou para a utilização em diversos tipos de organizações, incluindo as bibliotecas. Esta alteração também se deve à referência em documentos internacionais, como as Directrizes da IFLA (Federação Internacional das Associações e Instituições Bibliotecárias) para as Bibliotecas Escolares.
O Marketing aplicado aos serviços de informação é um instrumento de gestão com o objectivo de identificar, antecipar e satisfazer as necessidades do utilizador, contribuindo para a concretização da Missão da Biblioteca Escolar. Assim, o Marketing servirá para promover os serviços e os recursos informativos, com o objectivo de satisfazer os utilizadores, razão pela qual a biblioteca existe. Sem utilizadores a biblioteca escolar não seria mais do que um local agradável, com um espaço acolhedor, mas com uma utilidade pouco clara perdendo a essência da sua missão: proporcionar informação e ideias para o sucesso, na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento e desenvolver competências para a aprendizagem ao longo da vida.
Em primeiro lugar, há que clarificar a missão da biblioteca escolar e os seus objectivos. Uma biblioteca escolar não existe só porque alguém a montou, mobilou e equipou, existe para que a sua comunidade de utilizadores realize aprendizagem, constituindo-se como um recurso fundamental na operacionalização do Projecto Educativo da Escola onde está inserida. Os utilizadores da biblioteca situam-se em dois grandes grupos : professores e alunos, não excluindo os outros grupos de utilizadores: encarregados de educação e comunidade educativa em geral.
A aplicação das ideias de marketing tem com finalidade ajustar a planificação e a gestão aos objectivos da biblioteca escolar e torná-los tangíveis. A primeira fase implica o conhecimento da organização biblioteca escolar: Qual a missão e os objectivos desta biblioteca, que serviços disponibiliza? Que colecção possuí, que necessidades têm os seus utilizadores? Será que é importante conhecer as necessidades dos diferentes segmentos de utilizadores?
As estratégias de marketing irão responder ao seguinte: o que será feito? Quando? Qual o resultado a atingir?
Desenvolver uma biblioteca escolar assenta em primeiro lugar na consciência da sua missão e da visão do que irá fazer no contexto que serve, num processo adaptado às necessidades.
A biblioteca, ao usar estratégias de marketing, delineia acções de promoção e de melhoria no sentido da qualidade dos seus serviços. Ao analisar toda a sua organização, estará a inovar o processo, no sentido em que acrescenta valor ao que já existe. Não se trata de um processo de acrescentar algo de novo, mas de mostrar e de demonstrar  as potencialidades do que já existe, do que já concretiza. Também acontece transformação e inovação, na medida em que os modelos lineares de planificação e de actuação são questionados e dão lugar a modelos pro-activos, que têm como objectivo ajustar os serviços aos utilizadores com o foco de trabalho na missão, nos objectivos e na qualidade dos serviços.
Nada é tão poderoso no mundo como uma ideia cuja oportunidade chegou (Vitor Hugo)
Madalena Santos